terça-feira, 25 de setembro de 2007

CIA e KGB na Guerra Fria


  • KGB
O KGB era a principal agência secreta de informações e segurança da antiga União Soviética. Este desempenhava as funções de polícia secreta do governo soviético, entre 13 de março de 1954 á 6 de novembro de 1991. KGB eram as iniciais, em russo, do Comitê de Segurança do Estado, a antiga agência de espionagem da União Soviética. Além dos serviços de espionagem, a KGB também fazia o papel de polícia política, ou seja, reprimia qualquer tentativa de oposição ao governo soviético (o mesmo papel que a Gestapo, a polícia política de Hitler fazia na Alemanha nazista), e impedia a saída de informações secretas do país ou interceptar missões e agentes não autorizados no território nacional. Durante a Guerra Fria dasemenhou o importante papel de preservar União Soviética politicamente, e na corrida armamentista da época.
Antes de consolidar-se com este nome, a KGB (Komitet Gosudarstvenno Bezopasnosti) teve outros nomes, como por exemplo, Tcheka, GPU, NKVD e assim foi mudando de nome até chegar ao atual KGB. Além da espionagem internacional, ela também era responsável pela investigação de crimes internos cometidos contra o Governo.








  • CIA
CIA é a sigla de Central Intelligence Agency (Agência Central de Inteligência), a agência de espionagem do governo dos Estados Unidos. A agência foi criada em 1947 pelo Presidente Harry S. Truma pora necessidade estratégica devido ao início da Guerra Fria e ao avanço do comunismo, além do roubo de projetos tecnológicos durante a corrida armamentista que estava ocorrendo na época.

Cabe à CIA contribuir efetivamente com a comunidadede todo o mundo de formações e inteligencia, administrando serviços de interesse comum, análise de imagens, recolha e processamento de dados de forma participativa com outras agências de inteligência e nas áreas de pesquisa e desenvolvimento e tecnologia. A CIA pode fornecer apoio aos usuários de inteligência, e, quando necessário, e intervir as condições sociais das nações envolvidas de maneira a aumentar a proteção à Segurança Nacional dos Estados Unidos e seus interesses.






Referencias:
  • http://www.brasilescola.com
  • http://noticias.uol.com.br
  • http://www.wikipedia.com

7 comentários:

Professor Augusto Rischiteli disse...

Avaliação:

O texto ficou bom... apesar de parte ter sido apropriado.

Imagens poderiam conter legendas.

Nota final: 5,5 pontos

Muito Bom!

Unknown disse...

AKI MANO MUITO BOM ME AJUDOU MUITO MEMO

Ian Teixeira disse...

Muito bom seu texto, parabéns!

Ian Teixeira disse...

Muito bom seu texto, parabéns!

Unknown disse...

Cof, cof, cof vários erros ortográficos...

Unknown disse...

Muito bom.ok

Unknown disse...

Muito bom.