terça-feira, 25 de setembro de 2007

Oi!

CIA e KGB na Guerra Fria


  • KGB
O KGB era a principal agência secreta de informações e segurança da antiga União Soviética. Este desempenhava as funções de polícia secreta do governo soviético, entre 13 de março de 1954 á 6 de novembro de 1991. KGB eram as iniciais, em russo, do Comitê de Segurança do Estado, a antiga agência de espionagem da União Soviética. Além dos serviços de espionagem, a KGB também fazia o papel de polícia política, ou seja, reprimia qualquer tentativa de oposição ao governo soviético (o mesmo papel que a Gestapo, a polícia política de Hitler fazia na Alemanha nazista), e impedia a saída de informações secretas do país ou interceptar missões e agentes não autorizados no território nacional. Durante a Guerra Fria dasemenhou o importante papel de preservar União Soviética politicamente, e na corrida armamentista da época.
Antes de consolidar-se com este nome, a KGB (Komitet Gosudarstvenno Bezopasnosti) teve outros nomes, como por exemplo, Tcheka, GPU, NKVD e assim foi mudando de nome até chegar ao atual KGB. Além da espionagem internacional, ela também era responsável pela investigação de crimes internos cometidos contra o Governo.








  • CIA
CIA é a sigla de Central Intelligence Agency (Agência Central de Inteligência), a agência de espionagem do governo dos Estados Unidos. A agência foi criada em 1947 pelo Presidente Harry S. Truma pora necessidade estratégica devido ao início da Guerra Fria e ao avanço do comunismo, além do roubo de projetos tecnológicos durante a corrida armamentista que estava ocorrendo na época.

Cabe à CIA contribuir efetivamente com a comunidadede todo o mundo de formações e inteligencia, administrando serviços de interesse comum, análise de imagens, recolha e processamento de dados de forma participativa com outras agências de inteligência e nas áreas de pesquisa e desenvolvimento e tecnologia. A CIA pode fornecer apoio aos usuários de inteligência, e, quando necessário, e intervir as condições sociais das nações envolvidas de maneira a aumentar a proteção à Segurança Nacional dos Estados Unidos e seus interesses.






Referencias:
  • http://www.brasilescola.com
  • http://noticias.uol.com.br
  • http://www.wikipedia.com